segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pesquisa sugere que games livram os jovens do álcool

Um grupo de cientistas suecos divulgou o resultado de uma pesquisa recente na qual sugerem que os baixos índices de alcoolismo e uso de drogas entre os adolescentes do país podem estar associados com a popularidade dos videogames.
A pesquisa foi realizada pelo Conselho Sueco de Informação sobre Álcool e Outras Drogas (CAN) com 46 mil adolescentes e descobriu que a porcentagem de suecos de 15 e 16 anos que beberam ou experimentaram álcool é a menor em quatro décadas.
A porcentagem ano passado ficou em 55%, o menor nível desde 1971, quando a pesquisa começou a ser feita. Há 10 anos, esse número estava em 77%, o que mostra uma queda considerável.
“Nós vemos números similares em outros países nórdicos, e também nos Estados Unidos. Parece ser uma tendência internacional", relatou Bjorn Hibell, diretor do CAN, a um jornal sueco. Hibell também afirmou que o nível de alcoolismo entre as meninas é maior que nos meninos, e está em 59%.
“Sentar na frente de um computador para jogar é talvez uma atividade mais de meninos”, especula o diretor. “Isso pode ser um fator que contribui”.
O site da organização sueca IOGT-NTO, que lida com políticas contra o álcool e drogas, também sugeriu que os índices da pesquisa da CAN cada vez menores podem estar associados a passatempos como os videogames.
"Quando você se diverte com jogos de computador, ou ensaia com sua banda de rock, pode acabar se afastando da bebida. Isso é incrivelmente positivo...", disse Anna Carlstedt, chefe da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário